Literacia em Diversidade Crítica na Educação em Museus e Galerias: Razões Históricas, Desafios Atuais
Workshop e Palestra— Carmen Mörsch
Na primeira parte, a Workshop introduz o conceito de “Literacia em Diversidade Crítica”, um conceito para a educação em justiça social que foi desenvolvido por Melissa Steyn, uma académica sul africana branca de estudos de comunicação.
Um dos indicadores da Literacia da Diversidade Crítica é a consciência sobre a continuidade das relações de poder (referindo-se às taxonomias de raça, classe, género, sexualidade, d/eficiência, etc.) que cresceram durante o Iluminismo Europeu. Isto é especialmente significativo no campo da educação em museus e galerias, como será demonstrado na segunda parte da workshop num artigo intitulado “Trapped in History: Gallery Education, Coloniality, Patriarchy and white Femininity”. O artigo irá esboçar diferentes situações históricas e geográficas em que mulheres anglófonas de classe média branca fizeram uso da educação artística como um espaço para a sua visibilidade e para a libertação de regimes morais rígidos. Ao mesmo tempo, e ligada a isso, a construção da inferioridade, classista e racializada. A alteridade aparece por isso como uma prática discursiva recorrente para justificar este lugar na esfera pública.
Na parte final da workshop, os grupos irão discutir a relevância dos diferentes indicadores da Literacia em Diversidade Crítica. A pergunta a colocar será: No respeitante a continuidades históricas, como concebemos o nosso trabalho enquanto pesquisa crítica anti-discriminatória e prática educacional?